terça-feira, 22 de maio de 2012

Aula de Campo - Manguezal

Aula de Campo, realizado pelos alunos da Escola Senador Esmerino Arruda, com a supervisão das professoras de Geografia: Natália e Ana Luiza, no dia 21 de Maio de 2012

           O Manguezal é composto por um pequeno número de espécies de árvores e desenvolve-se principalmente nos estuários e na foz dos rios, onde há água salobra e local semi-abrigado da ação das ondas, mas aberto para receber a água do mar. Trata-se de ambiente com bom abastecimento de nutrientes, onde, sob os solos lodosos, há uma textura de raízes e material vegetal parcialmente decomposto, chamado turfa. Nos estuários, os fundos lodosos são atravessados por canais de marés (gamboas), utilizados pela fauna para os seus deslocamentos entre o mar, os rios e o manguezal. Ao contrário de outras florestas, os manguezais não são ricos em espécies, porém destacam-se pela grande abundância das populações que neles vivem. Por isso podem ser considerado um dos mais produtivos ambientes naturais do Brasil.

Somente três árvores constituem as florestas de mangue: o mangue vermelho ou bravo, o mangue branco e o mangue seriba ou siriúba. Vivem na zona das marés, apresentando uma série de adaptações: raízes respiratórias (que abastecem com oxigênio as outras raízes enterradas e diminuem o impacto das ondas da maré), capacidade de ultra filtragem da água salobra e desenvolvimento das plântulas na planta materna, para serem posteriormente dispersas pela água do mar. A flora do manguezal pode ser acrescida de poucas espécies, como a samambaia do mangue, a gramínea Spartina, a bromélia Tillandsia usneoides, o líquen Usnea barbata (as duas últimas conhecidas como barba de velho e muito semelhantes entre si) e o hibisco. Quanto à fauna, destacam-se várias espécies de caranguejos, formando enormes populações nos fundos lodosos. As ostras, mexilhões, berbigões e cracas se alimentam filtrando da água os pequenos fragmentos de detritos vegetais, ricos em bactérias. Há também espécies de moluscos que perfuram a madeira dos troncos de árvores, construindo ali os seus tubos calcários e se alimentando de microorganismos que decompõem a lignina dos troncos, auxiliando a renovação natural do ecossistema através da queda de árvores velhas, muito perfuradas. Os camarões também entram nos mangues durante a maré alta para se alimentar. Muitas das espécies de peixes do litoral brasileiro dependem das fontes alimentares do manguezal, pelo menos na fase jovem. Entre eles estão bagres, robalos, manjubas e tainhas. A riqueza de peixes atrai predadores, como algumas espécies de tubarões, cações e até golfinhos. O jacaré de papo amarelo e o sapo Bufo marinus podem, ocasionalmente, ser encontrados. Aves típicas são poucas, devido à pequena diversidade florística; entretanto, algumas espécies usam as árvores do mangue como pontos de observação, de repouso e de nidificação. Estas aves se alimentam de peixes, crustáceos e moluscos, especialmente na maré baixa, quando os fundos lodosos estão expostos. Entre os mamíferos, o coati é especialista em alimentar-se de caranguejos. A lontra, hábil pescadora, é freqüente, assim como o guaxinim.

Os manguezais, usados pelos homens dos sambaquis há mais de 7 mil anos e, a partir de então, pelas populações que os sucederam, fornecem uma rica alimentação protéica para a população litorânea brasileira. A pesca artesanal de peixes, camarões, caranguejos e moluscos é para os moradores do litoral a principal fonte de subsistência.

A aula de campo foi bastante proveitosa, pois despertou nos alunos, desde a sua preparação até a visita propriamente dita, a curiosidade e o interesse em conhecer o ambiente do mangue e toda sua biodiversidade e importância para as populações ribeirinhas. O percurso se deu desde a saída da escola, onde seguimos de bicicleta até a casa do guia responsável por nos levar até o local de observação. Parte do percurso seguimos de barco – pequena embarcação – atravessando a Maré e seguindo em caminhada longa, por trilhas e caminhos abertos até a chegada ao local ideal para observação e aprendizado das características desse bioma tão belo e rico em diversidade animal e vegetal. Houve uma parada para o lanche e lazer dos alunos que também se divertiram se refrescando na água em meio as belezas naturais ali existentes, sem esquecer da conscientização ambiental, recolhendo o lixo após as refeições. Muitos deles, já familiarizados com o ambiente, apresentaram uma total segurança em ensinar aos demais colegas alguns conhecimentos da realidade do meio em questão, com a pesca de pequenos crustáceos, denominados por eles como “SIÉs”, no qual todos participaram da brincadeira, se divertindo com gritos e gargalhadas pelo o medo de alguns em se aventurarem na captura em questão. Todos participaram observando atentamente tudo ao seu redor e ainda complementaram com seus conhecimentos próprios. De acordo com os relatos na caminhada de volta, apesar do cansaço, todos estavam dispostos a fazer o mesmo no dia seguinte. Sem mais nada a relatar... Me disperso com a seguinte frase:
“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.” (Johann Goethe)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

FESTA DAS MÃES

"Segundo domingo de maio é uma data muito especial na vida das pessoas, afinal é o Dia das Mães. Aquela que nos deu a vida sem pedir nada em troca. Mãe, ser tão sublime, que não se compara a nada, fonte inesgotável de amor e devoção".  
 

Realizou-se no dia 12 de maio de 2012 (sábado letivo) na Escola Senador Esmerino Arruda, uma belíssima festa em comemoração ao Dia das MÃES.

Foi oferecido um delicioso e saudável café da manhã, organizado pelo Núcleo Gestor, professores e demais funcionários, onde as Mães puderam se servir à vontade. Em seguida as mães foram levadas ao Espaço Cultural da escola para assistirem a várias apresentações feitas com muito carinho especialmente para elas, as grandes homenageadas daquele importantíssimo dia. 


As apresentações foram belíssimas, bem direcionadas e com objetivos específicos, que era além de homenagear as Mães, proporcionar um momento de descontração em que elas se sentissem especiais e acolhidas.


A primeira apresentação foi uma belíssima música, cantada pelos anos do 6º Ano A e B com a ajuda da professora Cristiane, em seguida foi uma poesia recitada pela aluna Estefânia do 6º Ano A

O ponto alto dessa festa foi um emocionadíssimo Balé organizado pela professora Miguelina. Essa apresentação de de encanto e beleza. Vale ressaltar que esse balé já existe a bastante tempo na escola e sempre apresenta espetáculos maravilhosos nas festividades. 

Foi apresentada também uma peça teatral feita pelos alunos dos 8ºs Anos, com o auxilio da professora Maria Peixoto e duas músicas cantadas pelos alunos dos 9ºs Anos, com a ajuda do professor Benoaldo

As professoras Vera e Miguelina fizeram uma rápida palestra, falando sobre a importância da alimentação e dos exercícios físicos para se ter uma boa saúde. 

Também foi feito um sorteio com alguns brindes ofertados pelos professores e demais funcinários.

A festa foi encerrada com os parabéns cantado por todos ali presentes, em homenagem às Mães.








quinta-feira, 10 de maio de 2012

TEATRO DAS SOMBRAS

Os alunos do 6º Ano A e B, juntamente com a professora Cristiane, desenvolveram um trabalho, onde os mesmo leram livros de contos, fábulas e confeccionaram fantoches, para fazerem uma apresentação teatral entitulada "O TEATRO DAS SOMBRAS". Todos participaram com muito entusiamo. A professora Cristiane teve como objetivo, trabalhar a expressão oral, a leitura, escrita e a oralidade. Destacando assim o trabalho em grupo onde os alunos aprendem a valorizar e respeitar as ideias dos colegas.











quarta-feira, 18 de abril de 2012

PASCOA

A palavra PÁSCOA significa "passagem", tanto para os judeus quanto para os Cristãos. No sentido Judaico, a Páscoa (Êxodo 12:18,19; 13:3-10) é a comemoração da saída do povo de Israel da escravidão do Egito. Começa no décimo quarto, à tarde- isto é, no princípio de décimo quinto dia de Abide ou Nisã, com a refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros duma família com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento); nessa ocasião o chefe da família contava a história da redenção do Egito. Os sacrifícios significavam expiação e dedicação; as ervas amargas faziam lembrar da amargura da servidão egípcia; os pães ázimos simbolizavam a pureza (Lev.2:11).
Para os cristãos (católicos e protestantes) a Páscoa simboliza a morte vicária (substitutiva, ou seja, Jesus morreu em nosso lugar para nossa redenção) de Cristo, bem como a promessa de ressurreição e 2a vinda (parousia). Segundo a fonte da Internet (www.zog.com.br) "em 325 d.C., o Conselho de Nicea, composto por membros da Igreja católica, criou a Tabela eclesiástica, baseada na "Lua Eclesiástica", imaginária. Na verdade, o Dia da Páscoa, e o primeiro Domingo depois da Lua Cheia Eclesiástica que ocorre após 21 de março, dia do Equinócio, que é quando o sol passa por sobre a linha da Equador. A Quarta-feira de cinzas acontece 46 dias antes da Páscoa, portanto, a Terça-feira de Carnaval, último dia da festa pagã antes da quaresma." Portanto a celebração da Páscoa é móvel de ano para ano.

Fonte de dados: http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei6.htm#ixzz1sPXoSlof

Em nossa escola a Páscoa foi comemorada no dia 14/04/2012 (sábado letivo), com a presentações de Trabalhos de alunos mostrando o sentido da Páscoa através de peça teatral, apresentação e significação dos Símbolos Pascais. Palestra ministrada por integrante da Renovação Carismática - Graça - e ainda a grande animação pelo Ministério de Música BANDA NA FÉ.










domingo, 1 de abril de 2012

24 ANOS DE CREDIBILIDADE NA EDUCAÇÃO DE GRANJA







A EEF Senador Esmerino Arruda, completou no dia 30 de março de 2012 (sexta-feira), 24 ANOS DE CREDIBILIDADE NA EDUCAÇÃO DE GRANJA, e tem como:

Missão: Educar, formando cidadãos críticos, conscientes de seus direitos e deveres e preparando-os para a vida prestando serviços para a sociedade.
Visão de futuro: Envolver os alunos no mundo da informática formar cidadãos capazes de: lutar pelos seus direitos e defender seus objetivos, diminuir os índices de abandono, repetência e distorção idade série.
Valores: Transmitir respeito, conhecimento e a valorização do ser humano. Senso de responsabilidade e compromisso com a escola.

A escola comemorou com muita alegria. Estiveram presentes, professores, alunos e funcionários no asteamento da bandeira, em seguida a Santa Missa que foi celebrada pelo pároco de nossa cidade Pe. Erlando. O evento foi encerrado com um lanche para todos.

PARABÉNS!!!









 














segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia Mundial de Combate à Aids

O dia 1 de dezembro foi internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids e é quando o mundo une forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2007, 33 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV no planeta, e diariamente surgem 7.500 novos casos.

No Brasil, desde 1980 a junho de 2007 foram registrados mais de 470 mil casos, segundo o Ministério da Saúde.



Nossa escola juntamente com as escolas CEJA Guilherme Gouveia e EEFM Cel. Luiz Felipe,  participou de uma caminhada neste sábado - 03/12/2011 - pelas ruas da cidade para conscientizar, informar, educar e chamar a atenção de toda a população acerca do polêmico tema: AIDS.










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